X FECHAR
NOME
E-MAIL
SEMANA DE GRAVIDEZ
X FECHAR
NOME
E-MAIL
SEMANA DE GRAVIDEZ
X FECHAR
NOME
E-MAIL
SEMANA DE GRAVIDEZ
X FECHAR
NOME
E-MAIL
SEMANA DE GRAVIDEZ
X FECHAR

Obrigado

Enviado com sucesso. O teu ebook vai a caminho

Emanuel Alves da Silva
Escrito por:

Emanuel Alves da Silva Especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular

Varizes na gravidez: devo usar meias de compressão?

Durante a gravidez é normal existirem alterações físicas que se podem tornar desconfortáveis à  medida que a gravidez avança.

Algumas das alterações mais comuns são as circulatórias devido ao aumento da quantidade de sangue entre 40 a 50%. Por outro lado, a pressão exercida pelo útero nas veias pélvicas dificulta o retorno do sangue das extremidades ao coração, resultando em tornozelos e pés mais inchados. Isto acaba por favorecer o aparecimento de varizes, sobretudo a partir do segundo trimestre, conduzindo a uma sensação de peso, desconforto constante ou até dor.

O que posso fazer para reduzir os sintomas das varizes?

Não desesperes, existem uma série de medidas que podes adotar para aliviar estes sintomas!

É importante manteres-te hidratada e ativa. Caminhar, por exemplo, pode ser uma excelente opção para promover a circulação das suas pernas. Mas não é tudo! O uso de meias de compressão elástica é um excelente aliado. Depois de as experimentares, o difícil vai ser deixar de as usar!

É seguro utilizar meias de compressão durante a gravidez?

São muitas as mulheres que acreditam que a gravidez é uma contraindicação para o uso de meias elásticas pela pressão que exercem. Contudo, é precisamente o contrário. O uso de meias nesta etapa não só é possível como é aconselhável.

Ao usares estas meias consegues controlar a progressão da doença venosa, alivias os sintomas e prevines complicações como a trombose venosa profunda. Mas como?

Como funcionam as meias de compressão?

As  meias de compressão elástica exercem uma pressão graduada constante, que é maior ao nível do tornozelo e vai diminuindo progressivamente até à coxa, melhorando a circulação do sangue contra a gravidade e em direção ao coração. Como ajuda a circulação, diminui também o inchaço.

Existem meias com comprimentos e graus de compressão diferentes. Para saberes quais as que se adequam mais a ti, consulta um médico especialista para que consiga avaliar corretamente a tua situação.

A recomendação do uso de meias pode manter-se até 6 meses após o parto, de acordo com a recuperação e regressão das alterações no teu corpo.

Como usar corretamente meias de compressão?

Deves calçar as meias de compressão logo de manhã para que o inchaço não tenha tempo de se estabelecer. Hoje em dia, já existem dispositivos que te ajudam a colocar as meias.

As meias podem e devem ser utilizadas durante todo o dia, só sendo retiradas à noite.

A gravidez é um período muito especial e importante na vida de uma mulher. Por isso, é importante adotar as medidas necessárias para diminuir os sintomas de desconforto e complicações potencialmente associadas e viver este período ainda com maior prazer.

Partilhar